Titulo da Imagem
Titulo da Imagem
Titulo da Imagem
Guias da Umbanda

Nos templos de Umbanda, manifestam-se espíritos classificados como “Guias de Umbanda”, são conhecidos como:

  • Caboclos
  • Pretos Velhos
  • Crianças.

São elas as principais entidades espirituais que trabalham e dirigem os trabalhos em um Templo de Umbanda, diretamente ligados ao nosso plano físico ou material.

São nossos “grandes” amigos e conselheiros, sempre dedicados e prontos a nos prestar socorro espiritual e muitas vezes material, nas horas mais difíceis de nossas vidas.

Os guias da Umbanda possuem missão potencialmente catequizadora junto aos seguidores do culto, razão pela qual se tornaram missionários em meio às multidões que comparecem aos templos da Umbanda.

As entidades classificadas como guias da Umbanda destacam-se transmitindo as seguintes verdades:

Os Pretos Velhos tem resposta para qualquer assunto relacionado a espiritualidade e nos transmitem a seriedade das religiões, a sabedoria para bem viver ao lado de outras pessoas, já que nos ensinam que viver não é difícil, o difícil é conviver ao lado de outras pessoas, nos ensinando a resignação e a paciência e principalmente o respeito pelas “Coisas Santas” e a submissão a Deus nosso grande Pai.

Os Caboclos por sua vez, foram colocados pelo seguidor umbandista na posição de nosso pai biológico, representando aquele homem forte, sempre ao nosso lado, nos protegendo das armadilhas da vida. Dos Caboclos emana uma autoridade sem igual, são altivos, muito sérios em suas mensagens e ensinamentos o que os fez serem potencialmente respeitados dentro de nossos cultos.

As Crianças ou Linha de Ibejí transmitem ao seguidor umbandista a alegria em servir,  a submissão a Deus e a ajudar ao próximo. De sua linha de trabalhadores provem  os médicos da Umbanda e desenvolvem muitas vezes trabalhos de cura inexplicáveis.

Além dos “Guias” da Umbanda, comparecem aos trabalhos outros espíritos na condição de protetores da Umbanda. São esses protetores que auxiliam os Guias nos trabalhos que desenvolvem dentro dos Templos de Umbanda.

Os protetores são espíritos em evolução e muito se assemelham a nós do plano material, ou seja, estamos praticamente no mesmo degrau de evolução espiritual. Esses espíritos protetores são conhecidos como Baianos, Marinheiros, Boiadeiros e Exus verdadeiros.

Ajudam aos seguidores da Umbanda em praticamente tudo o que fazem.

Nos dando conselhos, desmanchando trabalhos pesados, descarregando terreiros e seus médiuns e nos dão grande proteção em qualquer assunto. Esses espíritos protetores trabalham nas linhas da Umbanda dentro de uma determinada vibração, com o objetivo principal da prática da caridade e do amor ao próximo.

Fonte: Nossa Casa

(67) 3022-4482

(67) 99261-8495 Irbs

Rua Dinarte Antunes Moreira, 509

Bairro Conjunto União 2

CEP. 79091-521 - Campo Grande/MS