Titulo da Imagem
Titulo da Imagem
Titulo da Imagem
Quem são os Ibejes-crianças?   

A definição para os ibejes-Crianças a é a simbólica de duas pequenas imagens, duplicidade dos contrários.

Embora resuma em si a harmonia dos opostos elas chegam aos terreiros para simbolicamente representarem a alegria que se deve sentir ao término dos trabalhos, ou seja eles representam a alegria de fazer o bem.

Elas são a representação da satisfação íntima e interior que se tem ou se sente quando sinceramente se ama  a seu semelhante e por ele trabalha de bom grado. Confiantes em Deus se entregam as criaturas humanas ao trabalho fecundo em seu benefício. Os espíritos que trabalham nessa linha geralmente são crianças, conduzidas pelos pretos velhos, caboclos, boiadeiros e até mesmo Exus.

Os Ibejes não dão filiação

Ou seja, nenhum devoto pode ser filho de IBejes. São cultuados pelo sincretismo na imagem de São Cosme Damião e Doum, essa última trás em sua vibração os espíritos das crianças negras do tempo da escravidão. São entidades que realizam grandes trabalhos principalmente de curas, nas giras de umbanda.

Existem outras falanges não tão conhecidas, porém atuantes

Tais como a dos Tupãzinhos, crianças que atuam na linha de Oxóssi, espírito de crianças indígenas. Temos também
Dansu que atuam na linha de xangô. Sansu que atua sobre a radiação de Oxum e Iemanjá, linha de espíritos femininos. Alabá linha que cruza com o Ogum e povo da cachoeira, é possível ver que as crianças na umbanda são em outras palavras a alegria que se sente pelo bem que se proporciona a irmão seja ele de fé ou não, pois a alegria ou satisfação que tem os que, em sim mesmos, sentem a presença de Deus. Saudação: Oni beijada,Oni beijada ele é dois.

Fonte: Sacerdote Irbis Santos

(67) 3022-4482

(67) 99261-8495 Irbs

Rua Dinarte Antunes Moreira, 509

Bairro Conjunto União 2

CEP. 79091-521 - Campo Grande/MS