A umbanda vem se desfigurando ao longo de sua trajetória em alguns aspectos por pura falta de conhecimento. Por exemplo você sabe qual a diferença entre um caboclo que é chefe de aldeia para outro que se identifica como chefe de congá? Existe uma diferença muito grande e um fundamento que muitos desconhecem. Todos sabem que os índios da América sempre tiveram fama de grandes guerreiros, isso posto o coçar era dado em sinal de reconhecimento por seus atos de coragem e bravura no decorrer de sua formação. Somente os grandes guerreiros podiam usar coçar os outros usavam apenas uma ou duas penas em sua cabeça demonstrando a hierarquia e o respeito dentro da tribo.
Na espiritualidade um caboclo chefe de aldeia é aquele que trás consigo o grau de chefe de falanges das respectivas linhas e correspondência ao orixá regente. Ex.: Cacique Oxóssi mata virgem correspondência da força de Oxóssi, cacique Oxóssi pena branca, entidade do mistério Oxóssi serventia de oxalá. Os caboclos chefes de congá são os caboclos que acostam em seus aparelhos mediúnico e vem cumprir sua missão nos templos com o grau de chefe da casa, porém estão subordinados à uma hierarquia superior que da essa permissão e garante a sustentação da sua linha de trabalho no plano terrestre, são os caboclos com nomes próprios. Ex: caboclo cajá, caboclo roxo, etc. Essas entidades não trazem consigo a identidade do orixá regente. Portanto seus Médium precisam estar bem preparados com seus fundamentos e obrigações em dia para poder ter um bom desempenho em suas funções sacerdotal.
Uma entidade chefe de aldeia (mundo espiritual) e chefe de congá (plano físico) tem autorização para abrir um templo em qualquer lugar sem que para isso seu Médium esteja com sua formação sacerdotal concluída, pois sua força e vibração é capaz de dar a segurança necessária ao seu aparelho até que o mesmo tenha condições de terminar suas obrigações. Porem a entidade cobrará de seu aparelho essa conclusão, isso não ocorrendo essa falange se afasta naturalmente deixando o médium com uma outra linha bem mais inferior à linha original de sua Coroa é um dos motivos pelo qual muitos médiuns com o passar do tempo veem sua radiação diminuir e alguns chegam a não sentir mais a vibração de seus respectivos mentores, a falta de cruzamento e suas obrigações de aparelhos de umbanda. Portanto cocar, Penachos, não são meros enfeites, são fundamentos e vale lembrar que na formação sacerdotal de umbanda sem mistura de cultos, ela se da numa cerimônia onde o chefe da casa prepara o caboclo a ser coroado dentro de um lindo ritual de confirmação e graduação do caboclo.
O caboclo é apresentado a aldeia (templo) todo vestido de sua paramentação correspondente à sua linha de atuação. O Umbanda tem fundamento é preciso se preparar, estudar os conhecimentos. E humildade para aprender. Pois Umbanda é coisa séria. (Sacerdote Irbs santos, aldeia do cacique Oxóssi pena branca).
(67) 3022-4482
(67) 99261-8495 Irbs
Rua Dinarte Antunes Moreira, 509
Bairro Conjunto União 2
CEP. 79091-521 - Campo Grande/MS