O encanto das folhas, o axé das ervas é o presente de Ossaim a nós humanos. Através das folhas de Ossayn nos curamos, banhamos, alimentamos e entramos em contato íntimo com nossas raízes espirituais, com nossos orixás.
O culto de Ossaim está intimamente ligado ao culto de Irôko, que rege as obrigações de santo e todas sem excessão; são feitas com as folhas deste orixá.
Ossaim traz também a influência das folhas para as operações da adivinhação, acompanhando sempre Ifá, ajuda também nas consultas ao Jogo de Búzios.
O culto deste orixá é tão importante que existe um cargo só para ele: o Babalossain, mas no Brasil, poucas casas tem seu próprio Babalossain ou Olossain. Normalmente essa função é dada a um filho de Ossaim, a um Ogã ou o próprio Babalorixá ou Yalorixá (Mãe de Santo) a executa.
A comemoração vem do dia do santo católico ligado a Ossaim pelo sincretismo religioso, associado a São Benedito, o mouro, santo protetor dos negros.
Neste dia é realizado a Sassayin ou Sasanha, nome que se dá ao ritual da Umbanda para retirar a energia vital das folhas e extrair o seu sangue (sumo da planta), que é chamado “sangue de origem vegetal”, no sentido de purificar e alimentar os objetos sagrados e o corpo dos iniciados, possibilitando o equilíbrio e a renovação das energias da Casa de Umbanda.
O orixá Ossaim, dono dos segredos de todas as folhas é saudado em todas as cantigas deste ritual.
O ato de cantar as folhas sagradas ou rezar as folhas, com cantigas específicas para cada folha (ewe), e seu conteúdo que é o atributo da folha, é utilizado principalmente na preparação do abô, chamada de água sagrada na feitura de santo.
Fonte: Raízes Espirituais
(67) 3022-4482
(67) 99261-8495 Irbs
Rua Dinarte Antunes Moreira, 509
Bairro Conjunto União 2
CEP. 79091-521 - Campo Grande/MS